Na toca ou no buraco no tronco da árvore? As casas do bosque

Na toca, no buraco do tronco da árvore… Onde deve ser mais confortável? As casas do bosque tem lá seus mistérios. Corujas, pica-paus, esquilos, rapozas e coelhos. Cada um mora onde lhe é mais prático, não é?

Casas do Bosque livro infantilVamos ler e brincar?

O livro Casas do bosque já foi indicado aqui como presente de natal. Este ano após desencaixotarmos as mudanças ele foi novamente escolhido por ela, nossa pequena, para uma releitura. Desde bebê que ela escuta a leitura desse livro. Para cada fase um tipo de escuta. Quando bebê era do toque e reações à voz. Depois entre 1 e 2 anos começou a fase de revirar as páginas e puxar as guias interativas. Ela acabou de completar 3 anos e outra oportunidade de leitura surgiu: a leitura interativa e ativa. De ler, contar, aprender explicitamente e brincar.

Sugestão de atividade

Leitura: livre e com ênfase na diferença entre toca e buraco no tronco e na questão de onde mora o animal.

Contação: livro fechado. A contação começa com ‘era uma vez…’ Era uma vez uma raposa que morava na…(a criança procura a raposa no livro e completa ‘toca’). Essa raposa tinha um amigo pica-pau que morava no (a criança procura a página e responde ‘buraco no tronco’). E finalmente a amiga coruja que nunca dormia a noite olhava todos dormindo de dentro de sua casa no (criança responde com ajuda ou não ‘tronco’)

Aprendizagem: Qual a diferença entre buraco no tronco e a toca? A criança aprende que a toca é no subsolo na terra e o buraco no tronco é na árvore viva e receptiva aos animais. A criança aprende também o som /T/ de tronco e toca. A criança aprende os diferentes nomes de animais do bosque e suas moradias.

Brincadeira: Tronco (buraco no tronco) x Toca – grita-se o nome de um animal e a criança (e todo mundo que estiver com ela) procura um abrigo ou em baixo dos móveis (toca) ou no alto dos móveis como cadeiras e sofás (tronco). Depois que já tiverem cansados dessa brincadeira pode variar para outra. Grita-se Toca ou Tronco e cada um fala o nome de um animal e corre para suas ‘moradas’ no alto ou no chão. Se tiver um quintal ou um jardim para brincar, melhor ainda. Dentro de casa dá para pegar os bichinhos de pelúcia e escolher quem mora na toca e quem mora no tronco e sair espalhando na casa em baixo ou em cima dos móveis. Olha que loucura pra gente arrumar depois haha. Além disso dá pra fazer desenho e arte com o tema. Boa sorte! 😉

Bom, é pra brincar, né gente? Então aqui em casa a brincadeira durou até eu dizer ‘chega! Não aguento mais’ haha.

É essa a dica de hoje.

Um grande abraço

Sue

1 Comments on “Na toca ou no buraco no tronco da árvore? As casas do bosque”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: