A construção do hábito de ler no Brasil.

O quanto lemos no Brasil? O quanto temos incentivado a leitura?

Não importa quão negativa seja a *manchete na revista, nas mídias, no resultado de pesquisas: não desanime. O Brasil tem mudado. As famílias estão mais envolvidas com o processo de letramento das crianças e as escolas tem incentivado mais a leitura sem tortura. Então porque não acreditar que em pouco tempo teremos mudado os números nas estatísticas e consequentemente o perfil de nossa sociedade?

*os links para as manchetes estão em destaque no proprio texto do post. É só clicar.

A impressão que tenho tido é que cada vez que nasce uma criança hoje em dia, nasce também um novo leitor no Brasil. Tenho visto insistentemente crianças sendo expostas a livros desde muito bebês e tenho percebido o esforço de muitos pais e professores para tornarem suas crianças cidadãos letrados.

Bem, é verdade que no Brasil não são todas as famílias que acordaram para a importância do incentivo à leitura desde a infância e na vida adulta. Ainda há muitos analfabetos no Brasil. É possível que a maioria dessas famílias que não despertaram para a importância do letramento desde a infância sejam famílias carentes de muitas outras coisas importantes que vem antes mesmo do letramento, como se alimentar, vestir, sobreviver. Daí o papel importante que tem a escola em EDUCAR. E do Estado de possibilitar meios de acessos gratuitos e de qualidade à educação e aos livros.

O letramento vem com uma educação mais holística. Educar através da leitura. Da visão de outros mundos e de diversas maneiras em diferentes gêneros de leitura para o crescimento de uma sociedade letrada. É possível e deve-se aprender muito mais que ler e escrever com o hábito da leitura. Por isso livros são tão impactantes em uma sociedade que lê. Por isso ler é tão importante. Por isso é tão importante incentivar a leitura e diminuir o preço dos livros por aqui.

Deixo aqui meus parabéns às diversas pessoas e instituições que fazem do incentivo à leitura uma prática diária. Através de seus exemplos, de seus trabalhos e de suas divulgações. Não faltam blogs, páginas e perfis nas mídias sociais de pais, mães e professores comprometidos com essa tarefa de aproximar crianças de livros e mudar a nossa realidade.

Trouxe no corpo do texto algumas manchetes sobre o hábito da leitura no Brasil desde 2000. Vale a pena clicar e ler para ver o que mudou ou a mudança que está em curso.



Categories: Alfabetização e letramento

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: