Postura correta, produtividade na certa!

Ainda se diz por aí que passamos a maior parte de nossos dias dormindo. Sem precisar recorrer a uma grande pesquisa feita por Harward, ou qualquer outra universidade, no entanto, podemos olhar ao redor e constatar que isso tem mudado. O número de nossas horas dormidas tem diminuido e os grandes concorrentes não são nossas horas de caminhada ou de práticas esportivas e de lazer. São as horas que passamos sentados. Olhe para você agora. Em que posição você se encontra? Não é sentado? Tudo bem. Se não é sentado, há algo que certamente se aplicará a todos nós; a mim que escrevo e a você que me lê. Você está de olho para uma tela. Seja no smartphone, no tablet, no pc, … Nós temos mantido boa parte de nosso tempo olhando para uma tela. Passamos horas de nossos dias dedicados a essa prática, a de olhar através da luz de uma tela.

Podemos fazer isso deitados ou ainda em pé, mas a verdade é que boa parte dessa prática moderna de olhar para um tela (grande ou minúscula) se faz sentado. Isso é um fato. Outro fato é que não costumamos cuidar de nossa postura enquanto fazemos isso e como resultado temos ao longo do tempo problemas de saúde que vem ganhando bons números nas estatísticas. Problemas na coluna que levam a uma vida limitada e improdutiva, de todas as formas.

No trabalho essa improdutividade é vista como uma certa incompetência ou preguiça. Muitos ganham fama de ‘adoentado’. Passar horas na frente do computador nos desliga até mesmo de nosso corpo e quando nos damos conta já não lembramos mais que somos de carne e osso. Enquanto estamos alí é como se estivéssemos literalmente nas núvens, só que sem o conforto a que a metáfora disso nos remete. Um postura incorreta nos traz de forma imediata as famosas queixas no trabalho que se estendem, claro, ao convívio do lar: as dores de cabeça, enxaquecas, dores na coluna, nos ombros, no rosto, nos joelhos, tonturas, náuseas, vista cansada e mente preguiçosa. Sem mencionar os gastos com médicos especialistas que não vão tratar da raiz do problema.

Em casa isso pode nos render desgaste nas relações familiares porque ninguém vai parar e considerar a possibilidade de as dores de cabeça e o cansaço crônicos se tratarem de dias mal sentados, ou mesmo de um bom e literal ‘mal olhado’. Digo, uma má postura para olhar nossas inseparáveis telas.

A longo prazo essa dedicação diária a posturas erradas ao sentar ou ao olhar para a tela de um computador ou de um dispositivo eletrônico nos traz as famosas hérnias de disco, as protusões cervicais, as cefaléias crônicas, problemas no nervo ciático, lordoses, escolioses, depressão e tristeza acarretados pelas consequências dessas moléstias que podem inclusive levar a uma demissão por falta e improdutividade.

Nas ecolas e nos escritórios passamos horas sentados ou lendo. Portanto, é bem importante que nas salas de aula e dos escritórios matenhamos nossa atenção à postura, afinal dor não é agradável a ninguém. Um simples alinhar do pescoço à coluna pode resultar em um final de dia menos cansativo porque com isso diminuímos a carga que nossos ombros carregam e que nossa coluna suporta ao longo de um dia. Outra simples medida é o sapato adequado e confortável que não irá sobrecarregar nossos pés e nossos nervos ligados à coluna.

Gerentes, administradores, coordenadores de escolas e professores devem além de cuidar de suas próprias posturas, promover educação postural em seus encontros para que isso reflita em seus ambientes de trabalho de forma positiva com menos pessoas doentes, menos queixas por problemas na coluna e mais produtividade.

Não que isso seja a solução para todos os nossos problemas, mas o fato é que isso é a solução para alguns problemas que nos trazem muitas dores e impaciência para realizar tarefas diversas, inclusive as que nos deveriam trazer prazer e alegria.

Abaixo estão algumas dicas importantes. Imprima e cole bem a sua frente e à vista de quem precisar desse lembrete.

1. Comece pelas pernas e pés. Além de alinhar as pernas é preciso ter um bom par de sapatos. Para as mulheres que não abrem mão dos saltos, eu sugiro que adotem uma sapatilha para usarem enquanto estiverem no trabalho. Hoje em dia é possível ser chique de sapatilhas, o mercado está cheio delas e para todos os gostos. Aos homens eu sugiro que liberem os pés dos sapados sempre que puderem para aliviar a pressão nos nervos dos pés.boa postura no trabalho

2. Alinhe o corpo inteiro. Se precisar programe um despertador para acorda-lo do transe da tela a cada meia hora para que você levante para fazer alongamentos e para que se sente novamente de forma alinhada. Aproveite para levantar e beber aquele necessário copo d’água. postura_trabalhopostura-ideal-em-frente-ao-computadorPosturaCorreta

3. Não esqueça de dar atenção especial à posição do pescoço. Uma boa dica é empurrar levemente o queixo para trás de forma que o pescoço se alinhe à coluna. Deixe o abdomem comprimido enquanto fizer isso. Faça isso pelo menos três vezes ao dia por um minuto.

Como sentar-se corretamente

4. Mesmo em momentos mais íntimos esse cuidado é possível e necessário. Atente! 🙂

ir-no-wc-corretamente-como-sentar-em-uma-privada-corretamente-maisbyte

5. Mais uma vez lembre-se de fazer um bom alogamento. Depois de ir a um ortopedista e de ter exames de raio-x de sua coluna, visite um quiropraxista que esteja listado no site da associação brasileira de quiropraxia (deve haver um em sua cidade). A quiropraxia vai ajudá-lo a alinhar o que você não consegue alinhar sozinho. Além disso, o profissional fisioterapeuta pode ajudá-lo a manter os cuidados necessários com a coluna que já está traumatizada. Nunca deixe pessoas estalarem sua coluna que não um profissional.

Tenha um bom dia de trabalho, bons estudos, bom post, boa …

alongamentos-big-450px

Hora de levantar o olhar para fora da tela e alongar as pernas. Até logo!



Categories: ensinamentos

1 reply

  1. Super amiga !! Muito bom !! beijinhos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: